sábado, 2 de maio de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 24

"Aikido é União"
Compaixão na Tolerância

SANKYO – Terceiro princípio, técnica de defesa, que consiste na torção do pulso e braço, através da mão do atacante. Também se chama; Dai Sankyo, Sankajo, Kote Hineri. O Sankyo é uma técnica bastante dolorida e garante um bom "aprisionamento" do oponente. Além de deixar o nage com uma boa postura de "prevenção".

O Três é um número sacro em várias religiões. O Pai, o Filho e o Espírito Santo no catolicismo. Íris, Osíris e Hórus no Egito antigo. Bhrama, vishnu e Shiva no Hinduísmo. No xintoísmo temos a Jóia, o Espelho e a Espada como Jóias sagradas. Na filosofia representa: a teses, a antítese e a síntese. Na geometria plana representa o triângulo e na geometria espacial o primeiro sólido que grarante uma base sólida e estável. No esoterismo representa a alma, o espírito e o corpo. Enfim, representa a trindade que dá a estabilidade após a dualidade (aos opostos).

Para Pitágoras Três representa a superfície, é oprimeiro número masculino, é o primeiro filho, ou seja a criatura. É o efeito de nossos atos. é a diversidade, a criatividade, o crescimento, é o nascimento-vida-morte, é o começo-meio-fim, passado-presente-futuro, na alquimia é o mércúrio-sal-enxofre. é as três principais áreas do universo: o céu brilhante dos deuses, as trevas do mundo subterrâneo, e o mundo ilusório do homem.

Na cabala a terceira sefirah é Binah, a Inteligência, é a Grande Mãe ou Matriz Universal, geradora de todos os mundos e seres, aos que discrimina e forma só para devolvê-los novamente ao Um. Estas primeiras três sefiroth são em realidade uma só: Kether é o Conhecimento, Hokhmah o sujeito que conhece (ativo) e Binah o objeto conhecido (passivo).

Sankyo representa o próximo passo. Se ikkyo era a união, o princípio, Nikkyo era dualidade, Sankyo é a criação. Estes três elementos representam a harmonia no aikido. Creio que a meditação acerca destes três elementos deva levar o praticante a patamares nunca antes experimentados por ele. Sankyo é etapa final do "básico" do aikido. Representa a pergunta-resposta-conclusão, ou melhor, o conflito-ação-resolução.

Basta ter paciência e aprender com o tempo. Mesmo sabendo que este, na verdade, não existe.

Onegai shimaus

"O que é a felicidade de alguémque escolhe esconder a verdade de outro?" FMA

Certa vez Tan-hsia, monge da dinastia Tang, fez uma parada em Yerinji, na Capital, cansado e com muito frio. Como era impossível conseguir abrigo e fogo, e como era evidente que não sobreviveria à noite, retirou em um antigo templo uma das imagens de madeira entronizadas de Buddha, rachou-a e preparou com ela uma fogueira, assim aquecendo-se.O monge guardião de um templo mais novo próximo, ao chegar ao local de manhã e ver o que tinha acontecido, ficou estarrecido e exclamou:"Como ousais queimar a sagrada imagem de Buddha?!?"Tan-hsia olhou-o e depois começou a mexer nas cinzas, como se procurasse por algo, dizendo:"Estou recolhendo as Sariras (*) de Buddha...""Mas," disse o guardião confuso "este é um pedaço de madeira! Como podes encontrar Sariras em um objeto de madeira?""Nesse caso," retorquiu o outro "sendo apenas uma estátua de madeira, posso queimar as duas outras imagens restantes?"

(*) Sariras - tais objetos são depósitos minerais - como pequenas pedras - que sobram de alguns corpos cremados, e que segundo a tradição foram encontrados após a cremação do corpo de Gautama Buddha, sendo considerados objetos sagrados.Koan: Em que parte de um objeto fica o reverenciado Sagrado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário