sexta-feira, 15 de maio de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 37

Aikido é Terra"
Disciplina no Compromisso

O terceiro tesouro do aikido chama-se RESPIRAÇÃO.

Na filosofia chinesa o homem absorve da natureza dois tipos de energias, a Celeste pela respiração e a Terrestre pela comida e bebida. A respiração é um tipo de energia invisível e tão essencial que alguns minutos sem ela e já se extingue a vida. Seu ritmo altera a quantidade de oxigênio no sangue e uma hiperventilação além de alterar o ritmo cardíaco ainda pode alterar o funcionamento cerebral.

Aliás, um aspecto interessante é a ligação da respiração com as nossas atitudes mentais. Se estamos calmos a respiração é tranquila e profunda, se estamos nervosos a respiração é acelerada e curta (graças também à adrenalina que nos prepara ao estresse). Não conseguimos associar uma atitude "nervosa" com um pensamento "limpo", "racional" ou mesmo "saudável". Por isso o guerreiro treina uma atitude compassiva mesmo diante do perigo. Como a adrenalina é disparada automaticamente o treino se faz por via inversa ad respiração. Uma respiração calma e profunda mesmo diante de um imenso perigo.

No aikido um momento ideal para analisar-se a respiração é durante o jiu-waza. Nas primeiras faixas,fazemos gestos grandes, poses erradas, fazemos um grande esforço para aplicar as técnicas e logo logo estamos cansados e extremamente ofegantes. Olhar os faixa-pretas é muito bonito pois além da postura perfeita vê-se também uma atitude calma mesmo com muitos ukes a atacá-los.

Enfim os três tesouros são como pós-graduações no aikido que se pode ir treinando mesmo nos primeiros anos de prática. Sou fraquíssimo nos três e espero poder desfrutar mais dos valores intrísecos dos mesmo em minha caminhada rumo ao caminho da harmonia.

Onegai shimasu

"Em cada respiração, surge a possibilidade de um novo aspecto de nós mesmos". Wayne Muller

Quando Bankei realizava seus retiros semanais de meditação, discípulos de muitas partes do Japão vinham participar. Durante um destes Sesshins um discípulo foi pego roubando. O caso foi reportado a Bankei com a solicitação para que o culpado fosse expulso.Bankei ignorou o caso.Mais tarde o discípulo foi surpreendido na mesma falta, e novamente Bankei desdenhou o acontecimento. Isto aborreceu os outros pupilos, que enviaram uma petição pedindo a dispensa do ladrão, e declarando que se tal não fosse feito eles todos iriam deixar o retiro.Quando Bankei leu a petição ele reuniu todos diante de si."Vocês são sábios," ele disse aos discípulos. "Vocês sabem o que é certo e o que é errado. Vocês podem ir para qualquer outro lugar para estudar e praticar, mas este pobre irmão não percebe nem mesmo o que significa o certo e o errado. Quem irá ensiná-lo se eu não o fizer? Eu vou mantê-lo aqui mesmo se o resto de vocês partirem."Uma torrente de lágrimas foram derramadas pelo monge que roubara. Todo seu desejo de roubar tinha se esvaecido.

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