quarta-feira, 13 de maio de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 35

"Aikido é Terra"
Nobreza na Humildade

Hoje citarei, ao meu ver, um dos três tesouros do aikido. Digo tesouro porque pode-se plenamente viver uma vida sem um tesouro, mas aqueles que o acham e conseguem entender o seu verdadeiro valor viverão uma vida de abundância (não somente material).

Primeiro tesouro: Não-resistência

Não vou comentar nada sobre isso. Deixarei uma frase de uma pessoa que embora não tenha praticado (pelo que eu saiba) aikido, mas tenho certeza de que ele tinha o Caminho da Harmonia e da energia imbuído dentro de seu espírito, um indiano de nome Mahatma, porém mais conhecido como Ghandi:

"A não-violência não consiste em renunciar a toda luta real contra o mal. A não-violência, tal como eu a concebo, empreende uma campanha mais ativa contra o mal que a Lei do Talião, cuja natureza mesma traz como resultado o desenvolvimento da perversidade. Eu levanto, frente ao imoral, uma oposição mental e, por conseguinte, moral. Trato de amolecer a espada do tirano, não cruzando-a com um aço mais afiado, mas defraudando sua esperança ao não oferecer resistência física alguma. Ele encontrará em mim uma resistência da alma, que escapará de seu assalto. Essa resistência primeiramente o cegará e em seguida o obrigará a dobrar-se. E o fato de dobrar-se não humilhará o agressor, mas o dignificará... O Ahimsa não é somente um estado negativo que consiste em não fazer o mal, mas também um estado positivo que consiste em amar, em fazer o bem a todos, inclusive a quem faz o mal. O Ahimsa não é coisa tão fácil. É mais fácil dançar sobre uma corda que sobre o fio da Ahimsa."

Dia desses, após o treino, estava debatendo com um amigo meu este tesouro que acredito que seja uma das peças-chave para se evoluir espiritualmente dentro do aikido. Muitos querem forçar uma resistência. Não com o intuito de "educar" (como os senseis fazem conosco) o colega e sim como intuito de desmoralizá-lo/destruí-lo. É triste. Creio que estas pessoas só consigam enxergar o lado físico da arte. Vão ser bons praticantes. Mas será que a prática é somente física? As palavras de Ghandi são inspiradoras pois mente e corpo devem ser educados. A mente é a senhora do corpo e não o contrário. Se educarmos somente o corpo, este dominará a mente e numa situação de estresse a parte física responderá primeiro e nisso sabemos o triste fim que geralmente leva. Agora, com a mente senhora do corpo, este só atuará quando necessário. E, repito de outro post como a história antiga do bambu que não se quebra ao vento forte.

Onegais shimasu

PS: Apesar de minha rigidez mental, estou cada dia mais flexível.

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original" Albert Einstein

Um jovem monge aproximou-se de Chao-chou muito orgulhoso e eufórico, e disse:
“Me desfiz de tudo o que tinha! Minhas mãos estão vazias e vim à vós com o coração sereno!”
“Então resta apenas desfazeres-te disso, e chegarás ao Zen.” Afirmou o mestre.
“Mas,” replicou o monge, “não tenho mais nada. Do que mais posso me desfazer?”
“Tudo bem,” comentou o sábio, “se queres manter o Nada que ainda carregas, fica com ele…”

Um comentário: