segunda-feira, 4 de maio de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 26

"Aikido é União"
Humildade na Tolerância

GOKYU – O quinto princípio ou ainda uma técnica de defesa, que consiste em imobilizar o atacante pelo pulso e contra ao chão. Aqui encerro o estudo dos primeiros princípios. As cinco etapas antes de se atingir a faixa preta (ou , melhor, perder a faixa preta).

Cinco , para os Pitagóricos, representava o casamento por ser a junção do primeiro número feminino - 2 - com o primeiro número masculino - 3.

Na famosa figura de Leoanrdo daVinci, o homem de braços e pernas estendidos formando um pentágono, ou , uma estrela de cinco pontas, mostrada o homem como um microcosmo. Dentro do pentágono, podemos traçar uma estrela de cinco pontas, na qual, em seu centro, veremos a formação de um novo pentágono, isso ad infinitum, tornando o pentágono um símbolo circular.
As quatro direções cardinais tem em seu centro a fonte formadora, simbolizando cinco pontos.

Cinco também e o principal criador dos cinco poderes. Se temos terra, água, fogo e ar, teremos, também, o espírito como agente transformador destes quatro elementos. Cinco representa a integridade e a individualidade, além de representar as apirações intelectuais e deucacionais. São cinco sentidos. Os cinco dedos como o primeiro sistema de computação humana. Os cinco elementos dos orientais, madeira, fogo, terra, metal e água.

Na Grécia antiga, cinco representa a sexualidade, a sensualidade, a masculinidade e o Deus Hermes. Também o hiero gamos, o casamento dó céu e da terra, a luz e o Deus Apolo como seu portador, Prometeu, que trouxe fogo aos homens eLúcifer (aquele que traz luz).

Na Bíblia, o Torá, ou cinco livros de Moisés: Gênesis, Exodus, Levíticos, Números e Deuteronômios.

Na cabala a quinta sefirah Gueburah (ou Din) é o Rigor ou Juízo divino que nega tudo o que não é o Um.

Gokyo, portanto é o ele final básico da representação do Universo. Quando a energia do Céu, descer na Terra (e você cair no chão, seja como uke ou nage), gokyo será sua manifestação. Começamos com Ikkyo que mostra que tudo é um e compeltamos a esfera, o círculo, com gokkyo que reconhece essa verdade: Todos somos UM.

Onegai shimasu

"Um dia, a Terra vai adoecer. Os pássaros cairão do céu, os mares vão escurecer e os peixes aparecerão mortos na correnteza dos rios. Quando esse dia chegar, os índios perderão o seu espírito. Mas vão recuperá-lo para ensinar ao homem branco a reverência pela sagrada terra. Aí, então, todas as raças vão se unir sob o símbolo do arco-íris para terminar com a destruição. Será o tempo dos Guerreiros do Arco-Íris." Profecia feita há mais de 200 anos por "Olhos de Fogo", uma velha índia Cree

Certa vez, um homem encontrou Joshu, que estava atarefado em limpar o pátio do mosteiro. Feliz com a oportunidade de falar com um grande Mestre, o homem, imaginando conseguir de Joshu respostas para a questão metafísica que lhe estava atormentando, lhe perguntou:"Oh, Mestre! Diga-me: onde está o Caminho?"Joshu, sem parar de varrer, respondeu solícito:"O caminho passa ali fora, depois da cerca.""Mas," replicou o homem meio confuso, "eu não me refiro a esse caminho."Parando seu trabalho, o Mestre olhou-o e disse:"Então de que caminho se trata?"O outro disse, em tom místico:"Falo, mestre, do Grande Caminho!""Ahhh, esse!" sorriu Joshu. "O grande caminho segue por ali até a Capital."E continuou a sua tarefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário