sexta-feira, 22 de maio de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 44

"Aikido somos Nós"
Disciplina na Nobreza

Já estou chegando quase ao fim da sefirat ha Omer 2009. Faltam, sem contar este, 5 posts. Creio ser hora de começar a reunir todos estes dados que relatei, meditei e escrevi aqui.

Hoje o post será de perguntas a serem feitas a você mesmo...

1) Aikido É ou PODE SER uma arte marcial?
2) É uma arte de ataque ou defesa? Se for ataque, atacar quem ou o que? Se for defesa, defender de quem ou do que?
3) Qual sua definição de Ai (harmonia), Ki (energia) e Do (caminho)? Que Caminho é este que se percorre ou se busca?
4) O que representa Nage? O que representa Uke?
5) Qual sua visão da frase de O-Sensei quando ele diz "Aikido é Amor"? Este Amor é sentimento ou comportamento?
6) Qual a diferença de projeção com imobilização? Quais podem ser suas utilidades em nossa vida diária?
7) Qual o fundamento de se aprender Jo e Bokken no Aikido? Existe uma utilidade prática para isso? Existe uma utilidade psicológica para isso? Existe uma utilidade filosófica para isso?
8) Para você, qual o verdadeiro Aikido?
9) Você pratica plenamente o verdadeiro Aikido?
10) Pelo que você conhece sobre a vida de O-Sensei você acredita que ele praticou o verdadeiro Aikido? Se não, por que? Se sim, desde quando?

Estas perguntas têm respostas, se tiver, somente de interesse pessoal. Sempre se questione, nunca deixe sua mente acomodada. Harmonia não significa apenas imobilidade. Não existe heresia em se questionar. O crescimento só existe perante a dúvida. Não se adapte ao mundo. A evolução somente ocorre quando adaptamos o mundo a nós. Pense. Ou não pense. Aja. Ou não aja. Lembre-se: Sempre temos escolha. Sempre.

Onegai shimasu

“O destino não é uma questão de sorte, é uma questão de escolha,não é algo a se esperar, é algo a se conquistar” William Jennings Bryan

Quando curiosamente te perguntarem, buscando saber o que é Aquilo, Não deves afirmar ou negar nada. Pois o que quer que seja afirmado não é a verdade, E o que quer que seja negado não é verdadeiro. Como alguém poderá dizer com certeza o que Aquilo possa ser, Enquanto por si mesmo não tiver compreendido plenamente o que É? E, após tê-lo compreendido, que palavra deve ser enviada de uma região, Onde a carruagem da palavra não encontra uma trilha por onde possa seguir? Portanto, aos seus questionamentos oferece-lhes apenas o silêncio, Silêncio - e um dedo apontando o Caminho.

3 comentários:

  1. Aikido é universo, somos um só formando um todo. Aikido é sentimento Amor, Amor por praticar a Arte, Amor pela Vida, Amor por quem nos deu a Vida, Amor por quem valoriza a Vida. Aikido é Vida, algo que colocamos na mente, que nos faça evoluir em todos os sentidos, até aqueles que nem sabemos que temos. Aikido é Arte, caminho da Paz, caminho para refletir, evoluir, concertar erros, aprender, amar, e várias outras coisas positivas. Aikido é você conhecer o mundo por uma visão diferenciada, é você conhecer você mesmo, é você conhecer o próximo. Como dito acima, a Vida é um caminho onde temos escolhas, às vezes acertamos, às vezes erramos o caminhos, às vezes tropeçamos em uma pedra que achamos que é insignificante, mas às vezes pode ser muito mais significante do que pensamos. Nesse caminho podemos cair, mas como o Ukemi, quando caimos levantamos e continuamos. Tem vez que escolhemos o caminho mais fácil, mas ele é todo igual e simples, não tem graça. Mas há aqueles que escolhem o caminho mais dificil, que é o melhor deles, um caminho misterioso, onde você se auto conhece, vence obstáculos e ao consquistar seu objetivo, a satisfação será imensa! Também tem pessoas que ficam olhando para tras, outras só para frente, isso é relativo, devemos trazer aquilo que foi bom para nos, devemos pensar no futuro, só NÃO podemos é esquecer de viver o presente...
    Domorigato...

    ResponderExcluir
  2. *A 1° postagem eu removi e escrevi de novo, pois esqueci de citar uma coisa.

    ResponderExcluir