domingo, 24 de maio de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 46

"Aikido somos Nós"
Tolerância na Nobreza

Estava pensando no famoso relato em que O-Sensei estava posicionado frente a um aluno, os dois com bokkens levantados, quando O-Sensei virou-se para dizer algo aos alunos, detrás dele, que estavam em seiza. Neste instante o aluno em pé abaixou o bokken, no que O-Sensei, de costas, disse: Não disse para você abaixar o bokken!!!

Teria sido isso uma intuição? Uma "visão além do alcance" (rsrsrs)? O-sensei teria sentido o fluxo de ar que o bokken deslocou ao ser abaixado? Teria visto, de costas, a sombra dele? Estaria tão conectado com o ambiente em volta que sentia tudo como se fosse nele mesmo?

Bem, creio que as divagações serão muitas, mas pensando nesta história gostaria de meditar se existe uma intuição (inata ou aprendida), e se esta intuição poderia ser aplicada no aikido ou se seria parte constituinte da arte? e se fosse constituinte da arte poderia ser treinada? Ou viria naturalmente com o passar dos anos?

Normalmente ao procurar significados para a palavra intuição encontrar-se-á algo do tipo: "intuição é o ato de ver, perceber, discernir, pressentir " entre outras coisas.

Muitos podem ter visto frutas cairem de suas árvores, mas foi a intuição de um jovem inglês de 24 anos que fê-lo relacionar a queda da fruta com o movimento do universo. Creio que mais cedo ou mais tarde alguém que pratica aikido chegará num ponto que passará a vê-lo como algo além de um conjunto de técnicas. Acredito que o significado de intuição vá além de "ver", é como se fosse um estalo, um insight, algo que você alcança por meios não racionais.

Em um post bem antigo, que escrevi aqui, relatei que tinha muita dificuldade de realizar ukemis, e após ter feito um sequencia de bons ukemis, num jiu-waza, senti uma paz que nunca mais senti. Naquele momento tive uma intuição do que seria a harmonia que se busca no aikido (quando você não se sente separado do mundo). Aquela sensação não veio por meio de leitura ou meditação, através de nada que eu possa explciar por meios racionais. ela simplesmente veio, e se foi, acredito que voltarei a senti-la , mas se antes ansiava por senti-la de novo, não me abraço a este sentimento hoje. a intuição veio sem que eu pensasse nela, sem deseja-la.

Relatado isso ,pergunto-me: é possivel treinar a intuição? Podemos treinar nossa atenção, treinar nossos olhos, ouvidos, enfim todos os sentidos, a fim de ouvir coisas não sentidas antes, sons nunca ouvidos, imagens nunca vistas, sabores não experimentados, mas e esse "além" que caracteriza a intuição?

Minha resposta atual pode não ser das melhores, mas por hora, serve de consolo. Assim, com dito posts anteriores, treina-se as técnicas e filosofia do aikido: a marcialidade vem com isso ; treina-se a harmonia com os sinais enviados pelo mundo, desenvolve-se os órgão de recepção e o modo como interpretamos a energia vinda da natureza... a intuição vem com isso. Quanto mais corremos atrás dela, mais longe ficamos, quanto menos se preocupa com ela, ela aparece e nos mostra quão bela é a sinfonia oculta (até então) que é a experiência de viver.

Onegai shimasu

Não existe nenhum caminho lógico para a descoberta das leis do Universo - o único caminho é a intuição" Albert Einstein

"Numa cabana acha-se escondido um bandido perigoso. Um guerreiro chega em frente à cabana, cansado, faminto, sem pensar na possibilidade de um perigo. Ele decide entrar para pedir hospitalidade. Assim que ele entra o bandido o mata.Um outro guerreiro chega ao mesmo local e entra na cabana. Entretanto, ele é bem versado na arte de lutar e está sempre alerta. Portanto, ele evita o ataque do bandido e consegue colocá-lo fora de ação.Um terceiro guerreiro passa por perto. Também está com fome e cansado, mas não entra na cabana, ele pressentiu o perigo."

Qual destes guerreiros simboliza a busca do aikidoca em sua arte?

Um comentário:

  1. Todas as vezes que piso em um Tatami, TUDO muda, problemas vão embora, o mundo fica mais longe. Certo dia ouvi um de meus Senseys de Karate falar o mesmo. Ele disse entrava em sintonia com a Arte Karate. Penso que ele gosta verdadeiramente da luta, como nós. Lutamos descalço, entramos em contato com o chão, nossa base. Acho que isso que você sentiu foi algo raro, que apenas pessoas que entendem o verdadeiro sentido da Arte Aikido pode senti-lo, pois conhece um lado oculto (não visível para alguns praticantes). Acho que somos privilegiados de entender que esse lado existe, conclui que quero estar sempre comentando nesse site, começo a escrever e vai saindo da minha mente tudo que sinto em relação às Artes Marciais e à Natureza!

    ResponderExcluir