terça-feira, 12 de maio de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 34

"Aikido é Céu"
União na Humildade

KOTE GAESHI – Técnica de defesa, que consiste na rotação da mão e por sua vez o pulso do atacante.

O giro do pulso de kote gaeshi lembra o movimento do relógio. Sendo yin a mão do oponente e yang a mão do nage. @4 horas dividida em dois pares (12 + 12). Por isso associei kotegaeshi ao número 12.

Com o simbolismo do 12 encerro aqui a análise de algumas das principais técnicas aprendidas no aiido. Tendo O-Sensei no centro e as 12 técnicas ao seu redor, assim como o sol no centro das casas zodiacais, ou Jesus no centro dos 12 apóstolos (e por aí vai no simbolismo pelas religiões afora... é só digitar no google!!! rsrsrsrs). Já disse sobre irimi antes mas como ficou de fora destes doze aspectos, ressalto aqui que ele entrará nos 3 tesouros os quais descreverei em outros posts.

Doze representa um ciclo completo. A ordem cósmica. 3 x 4, a ordem espiritual mais a secular - o esotérico e o exotérico. Há dozes signos zodiacais em doze casas. Há doze meses. Há doze horas no dia e doze na noite. Doze pode ser composto por duas duplas de números sagrados (3 x 4) e (5 + 7).

No tarot é a carta O ENFORCADO - Significados simbólicos: Abnegação. Aceitação do destino ou do sacrifício.Provas iniciáticas. Retificação do conhecimento. Gestação. Exemplo, ensino, lição pública.

Onegai Shimasu

"Religião pode significar ir à igreja, desejar ir para o céu, deixar para Deus resolver. Mas também pode querer dizer: ensinar o que é básico, pensar positivamente, ser melhor a cada instante." Tania Fenocchio

Um mestre oferece um melão a um discípulo.- Que te parece o melão? - pergunta-lhe. - Tem bom gosto?- Sim, sim ! Muito bom gosto! - ouve o discípulo.O mestre faz então outra pergunta:- O que é que tem bom gosto, o melão ou a língua?O discípulo reflete, confunde-se e retruca:- O sabor provém da interdependência, não só do gosto do melão e da língua, mas igualmente da interdependência da...- Idiota! Tríplice idiota! - atalha o mestre, colérico. - Por que complicas o teu espírito? O melão é bom. Gosto se explica por esse único aspecto. A sensação é boa. É o suficiente.Os pensamentos pessoais limitam, categorizam e complicam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário