quinta-feira, 14 de maio de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 36

"Aikido é Terra"
Bondade no Compromisso

Citarei, o que creio ser, o segundo tesouro do aikido (ou quaisquer artes marciais), a POSTURA.

Temos duas maneiras de interpretar a palavra postura:

- A primeira como uma força moral, de conduta, que guia nossos passos perante a vida. No aikido é caminha com a meta de harmonizar-se com o mundo através de uma atitude pró-ativa e não reativa. Imaginamos que por ser usada mais como defesa que como ataque seria uma arte marcial reativa, porém isso é um grande engano. Antes de recebermos um golpe, este já está sendo direcionado com a mente, pois ela é abase primeira da harmonização, demonstrando-se aí uma atitude pró-ativa (embora eu ainda faça muitas técncias reativamente...). Enfim, creio que a postura do aikido é uma postura cavalheiresca, harmônica, energética porém suave com ênfase na doutrinação em vez da destruição.

- A segunda definição seria da posição anátomo-fisiológica num momento e num espaço delimitado. Enfim, como se realiza a técnica (se é elegante ou não, confortável ou não ,precisa ou não etc.). No aikido temos três posturas básicas dos pés (podendo estar inteiros ou só com as pontas dos dedos no chão) , com pernas ligeiramente flexionadas, quadril encaixado (melhorando o fluxo do hara), tronco ereto, braços semi-estendidos e relaxados e cabeça ereta, isto para uma postura inicial. Temos também como objetivo postural a "condução" do uke e o pleno domínio do corpo dele em nossas mãos. Para isso necessita-se de uma pegada firme e uma base sólida (mesmo ela estando "no ar", vide irimi nages de sensei Tissier).

Enfim, temos que os dois conceitos de postura estão intimamente ligados entre si, e ligados entre os dois outros tesouros ( o terceiro é a respiração a qual escreverei amanhã). E sob o comando dos três tesouros temos a mente não-mente não-reativa.

Onegai shimasu.

" A via das Artes Marciais está na postura, esforça-te portanto em todas as circunstâncias, manter uma postura correcta". Sensei Mas Oyama

Bashô passeava com seu discípulo ao longo de um rio. Os dois avistam um pato a procura de comida. Perturbado, o pato alça vôo e mestre e discípulo acompanham com os olhos.Bashô e o discípulo entreolharam-se em silêncio e, de súbito, bruscamente, o mestre beliscou o nariz do discípulo, que urrou de dor.Disse Basho então:- Oh! aqui está um pato que canta!O discípulo tinha os olhos postos no pato, que voava.Deves olhar para ti mesmo, queria dizer-lhe o mestre.

2 comentários:

  1. A postura pode falar muita coisa, como:
    -um pouco da personalidade da pessoa;
    -O respeito que a pessoa tem para com a Arte;
    -Uma forma da luta ficar mais bonita;
    -Um cuidado com você mesmo;
    -E vários outras formas...

    No Aikido a postura é tudo e isso deveria ser em todas as Artes e é claro no modo de vida das pessoas, quero fazer uma critica que nem todos estao preocupados com essa postura, que podemos interpreta-la no pe da letra e em varios outro sentido filosoficos.
    Eu como praticantes das Artes Marciais sou cuidadosa com essa postura, pois na minha cabeça essa postura é um respeito que eu tenho com meus Senseys, com a Arte que estou praticando e também com o fundador da Arte.

    ResponderExcluir
  2. A postura (moral ou fisiológica) deveria ser primordial em qualquer arte marcial, mas é relegada em segundo plano, infelizmente, pois a postura é algo que vem com a serenidade da mente e isso, muitas pessoas não conseguem alcançar.

    onegai shimasu

    ResponderExcluir