terça-feira, 19 de maio de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 41

"Aikido é Terra"
Compromisso no Compromisso


As técnicas de imobilização em geral são utilizadas em várias artes marciais. Creio que possam ser usadas para vários fins com resultados marciais diversos: pode-se "imobilizar" o oponente até que a ajuda chegue, pode-se "imobilizar' o oponente até que ele "esfrie a cabeça", entre outras utilidades sem que seja necessário ocasionar o lesionamento da estrutura fisiológica envolvida na imobilização.

No aikido, como não existe um oponente fora de nós mesmos (fica a explicação disso pra um post futuro), creio que as imobilizações podem ser interpretadas como um enraizamento de questões filosóficas profundas em nossos inconsciente ou um "descarrego" de excesso de energia em nossa mente. Por isso relaciono as técnicas de imobilização com o elemento Terra.

Terra é o elemento ao qual somos mais próximos, já que é nossa casa. A terra não representa necessariamente a Terra física, mas aquela parte da terra que é estável, sólida, da qual dependemos.

A Terra é o reino da abundância, prosperidade e riqueza. Ela é o mais físico dos elementos, pois sobre ela todos os três se apóiam. Sem a terra a vida como a conhecemos não existiria.

A Terra nos ensina a cuidar de nós mesmos e a fazer as coisas acontecerem. Ela é o poder manifestador que nos encoraja a realizar o impossível.

Na wicca, a magia da Terra é a magia dos xamãs, dos curadores, daqueles que se sentem próximos da natureza. São aqueles que ouvem a voz das plantas e dos animais, os que viajam entre os mundos. Aqueles que trabalham com cristais também são magos e bruxos da Terra. Eles aprendem diretamente da natureza e seu conhecimento é mais empírico do que intelectual.

Onegai Shimasu

"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, pense que, por enquanto, ainda não há terra em cima." Dercy Gonçalves

Certo dia um rei chamou ao seu palácio o mestre zen Muhak - que viveu de 1317 a 1405 - e lhe disse que, para afastar o cansaço e a tensão do trabalho administrativo, queria ter uma conversa completamente informal com ele. Em seguida, o rei comentou que Muhak parecia um grande porco faminto procurando comida. - E você, excelência parece o Buda Sakiamuni meditando, sobre um pico elevado dos Himalaias. O rei ficou surpreso com a resposta de Muhak. - Comparei você a um porco, e você me compara ao Buda?- É que um porco só pode ver porco, excelência, e um Buda só pode ver Buda

Um comentário:

  1. Nós humanos somos muito mal agradecidos, usamos e abusamos da Terra. Ela nos fornece tantas coisas e o que damos em troca??? Nada, só coisas ruins...Terra é a nossa base, nossa casa e devemos cuidar bem dela. Como Ela é a nossa Casa, não devemos maltrata-la e suja-la...Viemos da Terra e voltaremos para Ela no fim da nossa vida física...

    ResponderExcluir