terça-feira, 26 de maio de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 48

"Aikido somos Nós"
Compromisso na Nobreza

Outra coincidência (das muita que tive) ao realizar este sefirah 2009 é acerca do tema compromisso. Acabei de ler, hoje, o livro O Monge e o Executivo, o qual recomendo imensamente a todos, e no qual discutia-se acerca do compromisso que devemos ter com nossos próximos. Ao invés de exigirmos confiança das outras pessoas, temos antes que nos ater o compromissos que realizamos com elas. Compromisso é : ater-se a suas escolhas. Quantas vezes não mudamos de opinião sem ao menos aprofundá-las? Quantas vezes desistimos de um relacionamento sem ao menos experimentá-lo em sua plenitude. Atualmente, estamos num período da "vivência descartável", mudamos de opinião toda hora, não por que ela esteja nos fazendo mal e sim por puro comodismo e "necessidade" urgente de "renovação". Mudei várias vezes meu aprendizado com instrumentos musicais sem ao menos tentar chegar até a última gota de esforço. Enjoava sem ao menos vivenciar a experiência um pouco mais. Mudei de artes marciais como se troca de roupa. Creio que o tempo me tenha dado bastante "porretadas" para acalmar minha mente. Hoje estou imerso de corpo e alma na filosofia do aikido. Este blog é um esforço de ser o primeiro passo desse compromisso que assumo com a arte. E como bem sabemos "uma jornada de 200 quilômetros começa com o primeiro passo".

Bem, hoje encerro minhas meditações acerca do sefirah ha omer e aikido. Amanhã publicarei como último post, um texto que li no, já citado, site Saindo da Matrix. Nele você tentará se encaixar (primeiramente) e por exercício de observação encaixar diferentes personalidades dentro do esquema a ser dado. Não seja severo com ninguém nem muito auto-piedoso consigo mesmo. Exercite o bom julgamento. E EVOLUA. Tente ser uma pessoa melhor.

Meditei e vi que meu caráter é fraco, as vezes sou neurótico, minha auto-estima não é lá essas coisas, leio muito e pratico pouco e como sabemos intenções menos ações = nada. Intenções mais ações = tudo. Estes exercícios do sefirah ajudaram-me a enxergar-me por detrás de meu egoísmo e autopiedade exagerados. Enxergar que o único fator limtante de minha evolução sou Eu mesmo. Que não existe inimigos reais. Que tudo é transitório. Que o que carregamos de bom dessa vida é o quão servimos para os outros, o quão os amamos. Ainda dá tempo para que minha atual existência seja proveitosa. Para que eu faça algo de realmente útil para a humanidade. A filosofia do aikido está me ajudando em minha concentração, no pleno domínio de meu corpo, de meus sentidos e sentimentos.

O que percebo hoje é que o caminho do aikido será brilahnte se conseguirmos criar estudantes carismáticos, bons líderes e seres humanos notáveis por sua imensidão de amar. O-sensei foi incrível, mas teve notáveis discípulos que pelo estudo, carisma e sabedoria conseguiram divulgar a arte. Mesmo que cada um tenha sua maneira de dizer o que seja aikido.

Dedico estes exercícios às espíritos de Shioda Sensei, Tohei sensei e Saito Sensei. Meu caminho é longo para perceber se, atualmente, temos pessoas notáveis como eles (excelentes tenho certeza que já existem). Termino com a esperança de que alguma parte do que escrevi tenha sido relevante a quem leu. E que eu consigo amar o próximo como eu vou me amar daqui em diante.

Onegai shimasu

PENSAMENTOS TORNAM-SE AÇÕES
AÇÕES TORNAM-SE HÁBITOS
HÁBITOS TORNAM-SE CARÁTER
E NOSSO CARÁTER TORNA-SE O NOSSO DESTINO.

Desejo que todos tenham bons pensamentos!!!
Namastê
Paz profunda

Não é o rio, mas a ponte que se move Koan Zen

Quando jovem, Baso praticava incessantemente a Meditação. Certa ocasião, seu Mestre Nangaku aproximou-se dele e perguntou-lhe: - Por que praticas tanta Meditação? - Para me tornar um Buddha.O Mestre tomou de uma telha e começou a esfregá-la com um pedra. Intrigado, Baso perguntou:- O que fazeis com essa telha? - Pretendo transformá-la num espelho.- Mas por mais que a esfregueis, ela jamais se transformará num espelho! será sempre uma pedra.- O mesmo posso dizer de ti. Por mais que pratiques Meditação, não te tornarás Buda.- Então o que fazer? - É como fazer um boi andar.- Não entendo.- Quando queres fazer um carro de bois andar, bates no boi ou no carro? Baso não soube o que responder e então o Mestre continuou:- Buscar o Estado de Buda fazendo apenas Meditação é matar o Buda. Dessa maneira, não acharás o caminho certo.

4 comentários:

  1. Agora é minha vez de meditar, apesar de estar no 6° Kyu em Aikido e 4° Kyu em Karate suas palavras são bastante sinceras, vejo que como eu você também ama Artes Marciais. Pelo fato de você ter mudado de Artes Marciais várias vezes foi bom por um lado pois você pôde ver o quanto o Aikido é especial. Às vezes penso como serei quando atingir o 1° Dan, se vou dedicar-me mais ou enjoar e parar( pois muitos devem pensar que na faixa preta já sabem tudo...), mas isso é um erro, porque a gente NUNCA sabe tudo! Não haveria graça se lutassemos uma jornada até a faixa preta e quando mudar para essa, saber tudo... o incrível da vida é você não saber de tudo, os mistérios que nos estimulam a viver.Não seria nada legal se viessemos à Terra sabendo tudo ou sabendo como o universo surgiu. Então conclui que não irei parar nunca de praticar...pois sempre terei muito o que aprender e muito o que evoluir(em vários sentidos, espiritualmente falando. Um dia desse perguntaram-me se a faixa preta era a última, respondi: Não há ultima faixa na minha opinião, porque o aprendizado nunca acaba, igualmente como a escola, após formarmos continuamos aprendendo com a vida, com o universo. Creio que o dia que não der mais conta de praticar Artes Marciais, não saberei o que estou fazendo mais aqui na Terra...pois essa Arte é a minha vida...

    ResponderExcluir
  2. Carol

    suas palavras são colírios para meus olhos!!! rsrsrsrs

    Mas você tem razão. A faixa preta não é a última. E já ouvi muitas vezes de shodan que na verdade é a primeira de uma longa jornada. As faixas anteriores são preparatórias para o Caminho.

    Seu pensamento é muito bonito e me motiva a continuar escrevendo pois existe pessoas que entenderam o que escrevi e tem sua filosofia de vida coicnidente com a do aikido.

    Muito obrigado
    De coração

    ResponderExcluir
  3. Eu é que tenho que agradecer, você não sabe o tanto que gosto de comentar no seu blog, penso que ajuda muito na vida cotidiana e é claro me faz lembrar sobre o verdadeiro Aikido que está em nosso coração, continue escrevendo que continuarei a escrever também...parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  4. Uma palavrinha do Sensei Morihei Ueshiba sobre o que discutimos acerca das faixas:
    "Em teu treinamento, não sejas apressado, pois são necessários no mínimo dez anos para dominares o que é básico e avançares para o primeiro degrau. Nunca penses que és perfeito como mestre e que a tudo conheces; tens que continuar treinando diariamente com teus amigos e discípulos para progredirem na arte da paz."

    Acho que estamos no caminhos certo sahuasuhsausasahuashu um dia subiremos o 1° degrau e assim por diante...

    ResponderExcluir