segunda-feira, 25 de maio de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 47

"Aikido somos Nós"
Humildade na Nobreza

É extremamente interessante as coincidências quando praticamos os exercícios do sefirah ha omer e os acontecimentos de nossa vida. Hoje, por exemplo, estava eu e meu sensei discutindo acerca da humildade e quando chego em casa qual o tema da sefirah de hoje? humildade!!!

Vou ser bem sucinto acerca do que creio. Nós, alunos, temos que baixar a bola. Pronto! Criticamos demais os professores, pelo menos atualmente, sem termos percorrido nem um terço do Caminho que eles percorreram. Misturamos questões pessoais com a prática da arte. Ás vezes, temos inclusive a petulância de querer corrigir nossos mestres. Isso não quer dizer que devamos ficar quietos na aula. Se tivermos dúvidas, perguntemos, se temos algo de interessante a dizer, saibamos o momento certo e a forma ideal de dizer. Observo que o mundo exije muito de nós, exije que saibamos mil coisas ao mesmo tempo e que sejamos competentes em todos estes aspectos. E transferimos isso aos nossos pais, mestres, aos nossos superiores aparentando que estamos confortáveis em nossa situação. e não estamos. Enfim, alunos (incluso eu nesta "chamada de canto"), meditem antes de ver, vejam antes de pensar, e pensem antes de falar. Mais respeito e humildade!!!

HUMILDADE: ser autêntico e sem pretensão ou arrogância.

Continuando o resumão do que postei até agora , deixo com vocês um checklist dos preceitos mais importantes a serem meditados e aprendidos pelo "buscador" do Caminho. Fiz um apanhado do que meditei e li na internet. Fica a critério de cada um eleger sua lista. Aqui vai a minha:

1 - Ikkyo: Primeira técnica.
União com todos os seres vivos e o universo.

2 – Irimi – “Avançar e unir-se”
Quando confrontado com uma agressão no Aikido, não se recua nem se desvia a agressão mas entra-se diretamente no centro do ataque.
Geralmente a melhor forma de lidar com qualquer oposição é ir diretamente à sua fonte e “harmonizar-se com ela” por forma a tornar qualquer agressão impossível.

3 – Tenkan: Mudar ,rodar
Aprende-se a redirecionar rotativamente a energia provinda e a dissipá-la

4 – Kokyu – “poder da respiração e da boa coordenação”
A respiração é vida.
Tudo no céu e na terra respira. A respiração é o fio que une as criaturas entre si. Quando as inúmeras variações da respiração universal podem ser sentidas nascem as técnicas de Aikido.
Outro significado de Kokyu é “boa coordenação”. Implica o entendimento dos ritmos da vida, estar em sintonia com o ambiente e adaptar-se às circunstâncias.

5 – Osae – “controlo de si mesmo e controlo da situação”
As técnicas de Aikido incluem várias imobilizações e chaves usadas para controlar um ataque.
A implicação por detrás de tais chaves e imobilizações é “manter o assunto sob controle” ou “controlar as coisas antes que comecem a surgir” ou seja, evitar que algo de incontrolável aconteça.
O’ Sensei dizia: “Detenha as coisas antes que elas surjam, cultive a paz e a ordem para reprimir o caos”.

6 – Ushiro Waza – “lidando com o desconhecido”
No Aikido treinamos ser atacados por trás com a finalidade de cultivarmos um sexto sentido que perceba a agressão antes que ela ocorra. No nosso dia a dia isso traduz-se na ideia de “esperar o inesperado”, especialmente vindo daquelas almas mal-intencionadas que tentam “apunhalar-nos” nas costas ou atacar-nos quando não estamos atentos.

7 – Tenchi – “Permanecer firmemente entre o céu e a terra”
O’ Sensei dizia:
“Tente sempre manter-se em comunhão com o céu e com a terra, assim o Universo surgirá na sua luz verdadeira. Se conseguir perceber a verdadeira forma do céu (vazio) e da terra (matéria) enquanto ser humano (céu e terra = vazio e matéria) será iluminado na sua própria forma.

8 – Ukemi – “sete vezes para baixo, oito vezes para cima”
Saber cair correctamente nas projecções bruscas do Aikido é uma das primeiras coisas que são ensinadas e que devem ser aprendidas. No Aikido aprende-se a cair bem e em segurança e a levantar-se rapidamente. As mudanças constantes da vida tentarão derrubar-nos com ataques fulminantes, mas precisamos saber voltar logo ao normal. Ukemi significa igualmente “corrigir um erro”.
“ A falha é a chave para o sucesso, cada erro ensina-nos uma lição preciosa” Sete vezes para baixo e oito vezes para cima.
Ukemi é também uma demonstração de humildade e uma prostração: não há orgulho em se ter sido projetado, no entanto existe a vontade de se voltar a tentar ao levantar-se novamente.

9 – Aiki Ken e Aiki Jo – “O Sabre e o bastão. As armas da resolução e da intuição”
No Aikido estão incorporados o estudo do sabre (kenjutsu) e do bastão (jojutsu). Relembrando-nos que o Aikido é um Budo e que as suas técnicas serviram os guerreiros (bushi) do Japão feudal nos campos de batalha e que por isso se devem continuar a estudar as formas que estão na génese de uma tão eficiente arte marcial.

10 – Reigi - “Um homem educado é um homem atento”.
No Aikido estão incorporados princípios extraordinários de humildade, respeito e consideração para com os mestres e parceiros. Estamos a falar numa arte marcial que decide sobre a vida e a morte num só golpe. O respeito é o garante de um treino marcial e cuidado.

Por isso no Aikido respeitam-se os princípios tradicionais da etiqueta japonesa, o que aumenta a marcialidade. Conservam-se, entre outras coisas, o andar de joelhos (shikko), a posição tradicional de sentar (seiza), o uso de hakama (calças largas pretas usadas como símbolo da classe guerreira e dominante do japão feudal – os samurai), a meditação (mokuso) e a limpeza quer do dojo (osoji), quer de si próprio (chinkon).

Sem a etiqueta tradicional o Aikido perde o seu valor como veículo para se entender a sociedade e servi-la.

Lembrando que, já dizia Jesus, que "amar é servir". Servir não é ser escravo. Servir as necessidades dosoutros e não as "vontades" dos outros. Eis uma das regras da influência (que se difere da manipulação que é a influência com fins de interesse pessoal).

No Aikido não há competição. Isto quer dizer apenas que no Aikido as técnicas não foram transformadas para poderem ser usadas dentro de um ringue, ou de um tatame olímpico.
As técnicas de Aikido visam subjugar um ou vários adversários armados ou desarmados e por isso são treinadas exatamente com se fossem para ser utilizadas no campo de batalha.

E quando se transcende o aspecto puramente marcial do aikido percebe-se que se houve um inimigo, era dentro de você mesmo. e que esse inimigo estava sendo encoberto dentro da ilusão que existe um Eu absoluto e separado do Universo.

Aikido é União. Aikido somos Nós. Somos todos UM.

Onegai shimasu.

"Para unir é preciso amar, para amar é preciso conhecer, para conhecer é preciso ir ao encontro do outro." Textos Cristãos

Um dia em que Kyogen varria o jardim à frente do eremitério, rolou montanha abaixo um calhauzinho que foi bater num bambu. O som fê-lo despertar e ele, assim, obteve o satori perfeito.No rinzai, é costume dizer que o satori chega de repente. Mas o que é o satori? Antes dessa experiência, ele alimentara sempre uma dúvida. Dia após dia, não se sentia satisfeito. Seu mestre, Issan, lhe dizia:- És inteligente mas leste sutras em demasia. Tua inteligência do zen provém da memória dos sutras! Não podes obter o shiho (a transmissão, a certificação do mestre ao discípulo). Procura retornar ao período do teu nascimento, quando não podias compreender em que direção ficavam o leste e o oeste, e volta a falar-me nisso.Ele queimou incontinenti todos os seus livros, seus sutras, seus cadernos. Chorou. Deixou o dojo do mestre, foi para a montanha e passou a viver sozinho. Fez zazen sozinho durante um ano, dois anos. Um dia, escutando o som do bambu ferido por uma pedra, despertou de todo e suas dúvidas tiveram fim: "Fui estúpido até hoje". Compôs um poema: " Tudo esqueci. Dei cabo das idéias que me atochavam o espírito. Minhas complicações tiveram fim."Fez sampai na direção do mestre, Issan, e queimou incenso. Enviou o poema ao mestre, que disse: "Esse rapaz, meu discípulo, compreendeu".E concedeu-lhe o shiho.Inspirado nessa história, Deichi fez um poema:"Pelo som de um choque Ele esqueceu todo seu saber".Deste nada restou. O vazio total. Mas o satori não dependia do seu cérebro. Não chegou de repente. Kyogen não o obteve por intermédio do bambu, nem por intermédio do vento. Nem se diga que o obteve nesse único instante. Não foi de repente.

PS: Shiho (Universalidade)
O Significado literal de “shiho” é “quatro direções”. Estas quatro direções simbolizam as quatro gratidões:
Gratidão para como Universo e a Vida:
Gratidão para com os nossos ancestrais e predecessores
Gratidão para com o próximo;
Gratidão para com as plantas e animais que se sacrificam por nós;
Significa olhar para o mundo sob todos os seus aspectos, considerar as coisas por todos os ângulos, ser capaz de se mover em todos os sentidos e lidar com ataques de todas as direções.

6 comentários:

  1. Certo dia uma amiga questionou-me: "Você não é mais Aikidoca, agora você é Karateca." Não concordo com o que ela falou. No meu ponto de vista eu somente parei por uns tempos de lutar com outros aikidocas e ter aulas com um ou mais Sensey. PORÉM CONTINUO a praticar Aikido, faço isso ao ler seu blog, ao comentar no seu blog, ao usar a filosofia do Aikido no meu cotidiano, ao mentalizar golpes em minha mente, ao assistir videos de Aikido, etc. Muita gente pensa que ser um praticante das Artes Marciais é somente ir aos treinos, mas não é bem assim, o Aikido é uma filosofia que é praticada atraves de exercícios, golpes, meditações, ou seja muito mais alem do que as pessoas pensam, então não parei de praticar o Aikido...serei eternamente uma aikidoca...uma admiradora dos Samurais e filosofia japonesa...

    ResponderExcluir
  2. Muitas pessoas acham que a palavra Humildade significa pobreza, o que é um erro. Hulmildade é riqueza, uma riqueza que poucos têm, que é a riqueza do espírito.
    Algo que admiro na filosofia aikidoca é humildade e o respeito. Respeito é algo caracterizante das Artes Marciais e filosofia japonesa, isso é claro de ser percebido ao ver um treino de Aikido e Karate, antes de entrar no Tatami devemos comprimenta-lo, uma forma respeituosa de tratar o ambiente em que iremos treinar. Logo no início do treino temos o comprimento inicial, com saudamos o fundador da Arte (Morihei Ueshiba - Aikido e Ginchin Funakoshi - Karate) e nossos Senseys, pois eles possuem a tecnica, o conhecimento. No final do treino tem a saudação final.
    Oss

    ResponderExcluir
  3. Carol Carol Carol Carol (música do Seu Jorge e ana Carolina)

    Você está certíssima, Aikido é antes de tudo uma filosofia. Me lembro de ter lido um texto onde um shodan de aikido diz que a melhor demonstração de aikido que ele viu foi de um senhor de 70 anos d eidade acalmar um b~ebado somente "conevrsando" com ele. é por isso mesmo, você pode ser o melhor aikidoca do mundo (até maior que O-Sensei) sem ter prticado uma téccnica sequer. Jeus, Buda Sakyamuni são exemplos de grandes aikidocas.

    Muita luz pra você . e que você continue sempre assim na trilha da sabedoria.

    abraços e obriagdo por prestigiar este blog.

    ResponderExcluir
  4. Penso que usar palavras certas é tudo. Uma das paixões da minha vida é a diplomacia, acho que não é atoa que gosto das Artes Marciais, pois podemos compara-las com a diplomacia. quando você sabe a Arte da paz e sua filosofia você pode mudar o mundo com as palavras certas, evitar brigar e conflitos entre pessoas, paises, etc. Penso que a base da diplomacia é a escola das palavras certas...como tudo na vida...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns.
    Estou acompanhando seus artigos e posso afirmar que são muitos interessantes e importantes também para nosso crescimento.
    Quero te agradecer pelo DVD, e te confidenciar que vi algo que foi muito esclarecedor escrito nas entrelinhas.
    Depois comentaremos sobre isso.
    Um grande abraço.
    Domo arigato gozai mashita.
    Massako

    ResponderExcluir