sábado, 16 de maio de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 38

Aikido é Terra"
Compaixão no Compromisso

Para os alquimistas o Todo era feito de Quatro elementos: FOGO, TERRA, ÁGUA E AR. O que boa parte das pessoas não entendem (por serem leigas claro) é que isto são símbolos que algomeram certas características em grupos distintos.

No aikido seria mais ou menos assim os quatro elementos (pelo menos o aikido que eu faço, não se nos outros estilos aprende-se armas, por exemplo):

Ar: Bokken
Fogo: Jo
Água: Projeções
Terra: Imobilizações

Os próximos posts relacionarão cada elemento com seu constituinte. Mas este post gostaria de deixá-los com uma série de frases de Joseph Campbell, talvez um dos maiores escritores acerca da relação da mitologia e simbolismo. Isto será de efeito quando procurar-se ter um lampejo de idéia da relação de O-sensei com o(s) Kami.

"Mitologia é o nome que damos às religiões dos outros".

"As oportunidades para procurar forças mais profundas em nós mesmos vêm quando a vida parece mais desafiadora."

"Estamos tão envolvidos em fazer coisas para alcançar metas de valor exterior que nos esquecemos que o valor interior, o êxtase que está associado com estar vivo, é o que importa."

“Siga a sua alegria, e o mundo abrirá portas para você onde antes só havia paredes”.

Onegai shimasu


Certo dia, num mosteiro Zen, com a morte do guardião, foi preciso encontrar um substituto. O mestre (monge superior) convocou, então, todos os discípulos para descobrir quem seria o novo sentinela.
O mestre, com muita tranquilidade, falou:
- Assumirá o posto o monge que conseguir resolver primeiro o problema que eu vou apresentar.
Então ele colocou uma mesinha magnífica no centro da enorme sala em que estavam reunidos e, em cima dela, pôs um vaso de porcelana muito raro, com uma rosa amarela de extraordinária beleza a enfeitá-lo. E disse apenas:
- Aqui está o problema!
Todos ficaram olhando a cena: o vaso belíssimo, de valor inestimável, com a maravilhosa flor ao centro! O que representaria? O que fazer? Qual o enigma?
Nesse instante, um dos discípulos sacou uma espada, olhou o mestre, os companheiros, dirigiu-se ao centro da sala e... ZAPT! Destruiu tudo, com um só golpe.
Tão logo o discípulo retornou a seu lugar, o mestre disse:
- Você é o novo guardião. Não importa que o problema seja algo lindíssimo. Se for um problema, precisa ser eliminado.

Ou seja:

Um problema é um problema, mesmo que se trate de uma mulher sensacional, um homem maravilhoso ou um grande amor que se acabou. Por mais lindo que seja ou tenha sido, se não existir mais sentido para ele em sua vida, deve ser suprimido.
Muitas pessoas carregam a vida inteira o peso de coisas que foram importantes no passado, mas que hoje somente ocupam espaço - um lugar indispensável para criar a vida.
Os orientais dizem:
"Para você beber vinho numa taça cheia de chá, é necessário primeiro jogar fora o chá para, então, beber o vinho."
Ou seja, para aprender o novo, é essencial desaprender o velho.
Limpe a sua vida, comece pelas gavetas, armários até chegar às pessoas do passado que não fazem mais sentido estar ocupando espaço em sua mente. Vai ficar mais fácil ser feliz.

2 comentários:

  1. Ele fala:
    "Ar: Bokken
    Fogo: Jo
    Água: Projeções
    Terra: Imobilizações"

    Entendo o que ele quer dizer, porem ainda nao compreendo porque ele fala que o fogo é o Jo, nao seria ele o Ar junto com o Bokken?

    ResponderExcluir
  2. Carol

    Bokken é a representação de uma espada. A espada é um instrumento de ataque invariavelmente... a sua associação com o ar é ácil de entender. O jo é ates de tudo um utensílio, um apoio para o idoso, o cabo de enxada para o lavrador, o cabo da vassoura para varrer, e o cajado que carrega o fogo da lamparina do eremita. Daí sua associação como fogo e não com o ar. E embora ele possa ser usado como ataque ele é mais usado para defesa, ok?

    muito obrigado pelos ocmentários semrpe pertinentes.

    onegai shimasu

    ResponderExcluir