quarta-feira, 6 de maio de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 28

"Aikido é União"
Nobreza na Tolerância

KOTE GAESHI – Técnica de defesa, que consiste na rotação da mão e por sua vez o pulso do atacante.

É um dos golpes mais interessantes de ser visto e um dos mais fáceis e de muita eficácia ao aplicar-se. Creio ser um dos golpes que se identifica visualmente que é pertinente ao aikido.

Se tenkan é um círculo realizado sobre um eixo vertical, kotegaeshi é o outro circulo realizado (em boa parte) sobre o eixo horizontal. Ao realizarmos o tenkan e em conjunto a este, no desequilíbrio aplicarmos o kotegaeshi estaremos traçando astralmente uma esfera tridimensional cujo ponto central seria o ponto médio entre o Hara do uke e o Hara do Nage. Kotegaeshi então é o eixo central da União proposta pelo Aikido. No eixo horizontal temos as energias provindas da energias ancestrais de uke e nage e no eixo vertical a energia ancestral provinda do céu e da Terra. Kotegaeshi é o encontro (pelo menos a nossa mente "pensa isso") do passado , presente e futuro. É a reunião das Moiras, que pela Roda da Fortuna teciam, mediam e cortavam o fio da vida humana. Moira, no singular grego, significa destino. Kotegaeshi simboliza o destino do praticante no seu caminho das artes marciais. Ontem, diferente de hoje, diferente do amanhã. Até que um dia não exista nem ontem, nem hoje, nem amanhã. Somente um estado de iluminação onde pensar e aconteer sejam imediatos e puros.

A Roda da Fortuna representa o décimo Arcano Maior do Tarot. Representa as situações de mudanças em nossa vida. Essas mudanças nos fazem sair de uma rotina que faz com que a vida tenha pouco gosto e variedades. Ora, a roda da fortuna vem trazer as novidades, as surpresas e assim trazendo um novo gosto para nossa vida. A roda da fortuna representa a garantia de cumprimento de um destino, representado pela lei de causa e efeito e também pela lei da compensação. Tudo leva a crer que de um jeito ou de outro o destino de uma pessoa será cumprido.

O número 10 para os pitagóricos era especial. Quando se somava o um (ponto) ao dois (reta), os três (superfície) como quatro (sólido) resultava-se no no número 10. Eles o representavam como um triângulo, que era chamado de “o triângulo perfeito”, denominado tetraktys, que significa conjunto de quatro elementos. Este número significava tanto para os pitagóricos que eles o viam como a base para tudo e acreditavam que o próprio Criador do Universo havia confiado ao tetraktys a alma dos seres, a fonte e a origem da Natureza. Com esse pensamento, eles revolucionaram o sistema numérico, criando o sistema decimal de numeração, usado por todos os povos ocidentais até os dias presentes.

10 é o número do cosmos. O paradigma da Criação. é a lei, a ordem, as regras. Os 10 mandamentos, as 10 pragas do Egito, 10 lepra e as 10 virgens da Biblia. 10 são os nomes de Deus. São 10 as sefirah da cabala. é o símbolo da Árvore da Vida. Na mitologia grega, ulisses navegou perdido no mar durante 9 anos, somente retornando para a casa no décimo ano. Tróia foi atacada por 9 anos, mas somente dominada no décimo ano.

Na cabala a sefirath Malkhuth, a número dez, o Reino, constitui o descenso de Kether ao mundo material e representa a Onipresença e Imanência divina em todas as coisas.

E você pensando que aikido era só dar uns "tombos" nos outros, né?

Onegai shimasu.

"Buy at the sound of cannons. Sell at the sound of trumpets" - Nathan Rotschild.

Um grande guerreiro japonês chamado Nobunaga decidiu atacar o inimigo embora ele tivesse apenas um décimo do número de homens que seu oponente. Ele sabia que poderia ganhar mesmo assim, mas seus soldados tinham dúvidas. No caminho para a batalha ele parou em um templo Shintó e disse aos seus homens:"Após eu visitar o relicário eu jogarei uma moeda. Se a Cara sair, iremos vencer; se sair a Coroa, iremos com certeza perder. O Destino nos tem em suas mãos."Nobunaga entrou no templo e ofereceu uma prece silenciosa. Então saiu e jogou a moeda. A Cara apareceu. Seus soldados ficaram tão entusiasmados a lutar que eles ganharam a batalha facilmente.Após a batalha, seu segundo em comando disse-lhe orgulhoso:"Ninguém pode mudar a mão do Destino!""Realmente não..." disse Nobunaga mostrando-lhe reservadamente sua moeda, que tinha sido duplicada, possuindo a Cara impressa nos dois lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário