sexta-feira, 1 de maio de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 23

"Aikido é União"
Disciplina na Tolerância

Hoje discorrerei sobreo Nikkyo. Ou segunda técnica ou segunda fase de desenvolvimento. O nikkyo constitui-se do aprisionamento da mão do oponente com uma mão e torção do antebraço deste com a nossa outra mão livre.

É uma técnica que garante bastante resultado físico já que trabalha no limiar da dor do oponente, portanto ele logo desiste do ataque inicial. Nikkyo pode ser seguido por uma imobilização ou por uma projeção (por exemplo um kotegaeshi).

Nikkyo ou segunda etapa. Se Um era o Ponto. Dois é a reta. É a construção de uma ponte que permitirá ligar duas realidades. Se um era a união. O ser único. Dois é o auto-reconhecimento. É o Ser reconhecível como individualidade. É, segundo pitágoras, o primeiro número feminino. Portanto representa EVA, a mulher da criação. O instinto, o profundo, o intuitivo. Dois é a concentração de energia para a sua utilização posterior. É a primeira energia após a criação. Na Bíblia, é a dualidade de Jesus (e do ser humano por consequencia) Deus e homem. São os opostos. Cima e abaixo. Esquerda e direita. Sol e lua. Kether e Malkuth.

Na cabala , a seguinda sefirah é Hokhmah, a emanação primeira, é a Sabedoria divina pela qual a deidade se conhece a Si Mesma, e permite a todo ser reconhecer a Unidade em seu interior.

Note que a ordem é ikkyo, depois nikkyo. União depois individualidade. Ao reconhecer-mo-nos como um só ser mesmo separados fisicamente do tudo.

"Foi meu coração que escolheu esta jornada" - FMA

Difícil é nos libertarmos de maus hábitos, mas não é impossível...

O monge perguntou ao Mestre: "Como posso sair do Samsara (a Roda de renascimentos e mortes)?" O Mestre respondeu: "Quem te colocou nele?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário