quinta-feira, 30 de abril de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 22

"Aikido é União"
Bondade na Tolerância

Começarei hoje a falar da primeira técnica, Ikkyo. O-sensei dizia, se não me engano: "kotegaeshi 5 anos, irimi, 10 anos, ikkyo,a vida inteira". Engraçado porque desprezamos muito o ikkyo em favor de outras técnicas ou mais visualmente bonitas ou que achemos mais eficazes...

Ikkyo quer dizer "primeira técnica". Primeiro, "UM", é o princípio de tudo. Do UM nasceu o DOIS , do DOIS o TRÊS e daí todo o universo. Podem haver mil retas, mas para que haja uma verdadeira união, todas devem convergir para somente UM ponto. Neo, no filme MATRIX era o THE ONE. O UM. O ÚNICO. Mas em inglês THE ONE também pode ser denominado como O ESCOLHIDO. O SALVADOR. Um é o ínício da criação. Para Pitágoras, UM é a razão, é DEUS. Um não é masculino nem feminino. UM é a UNIÃO.

Em síntese, UM é a base do aikido. Não existe aikido sem UNIÃO. Se você realizar qualquer técnica e não houver uma união sincera (mesmo que temporária), não é aikido. E como deve haver sinceridade e nós, homens, escondemos nossos desejos, ambições, medos etc., Um é um treino de uma vida.

Um na cabala é Kether (palavra que significa “Coroa”) é a realidade única, o mistério absoluto, a essência pura da qual emanam as restantes sefiroth. Do Umsurgem todos os outros números. De Deus surge todo o universo. Daí que não existe aikido sem Um, sem União, logo, sem Ikkyo.

Ikkyo não termina com a imobilização. Ikkyo vai além da imobilização. Ikkyo não começa com irimi. Ikkyo começa antes de irimi. Começa antes de nascermos (seu houve um começo) e termina depois de morrermos (se houver uma "morte" real). Basta apenas que na próxima vez que se execute Ikkyo, caia o véu da ilusão, e veja que, antes de uma técnica, você estará vivenciando Deus em você.

Onegai Shimasu

Um monge perguntou ao mestre: "Qual o significado de Dharma-Buddha?" O mestre apontou e disse: "O cipreste no jardim." O monge ficou irritado, e disse: "Não, não! Não use parábolas aludindo a coisas concretas! Quero uma explicação intelectual clara do termo!" "Então eu não vou usar nada concreto, e serei intelectualmente claro," disse o mestre. O monge esperou um pouco, e vendo que o mestre não iria continuar fez a mesma pergunta: "Então? Qual o significado de Dharma-Buddha?" O mestre apontou e disse: "O cipreste no jardim."

Nenhum comentário:

Postar um comentário