sábado, 25 de abril de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 17

"Aikido é Harmonia"
Compaixão na Compaixão

Hoje vou abordar a questão psicológica do lado esquerdo/direito na visão do autor do livro "Diga-me onde dói que te direi o pôrque", Michel Odoul. Neste livro, muito , mas muito resumidademente ele diz que após nascermos o lado esquerdo expressa ligações com figuras masculinas e o lado direito expressa relações com figuras femininas. Sejam ascendentes, colaterais ou descendentes, isto é, pais/mães, maridos/esposas, irmãos/irmãs, filhos/filhos ou alguma figura que expresse psicologicamente estes personagens.

Sempre tive, digamos, uma ausência da figura paterna, mesmo que ela estivesse "presente". Crescimais com conselhos maternos e de amigos que propriamente paternos. Enfim, resumindo, tenho problemas coma figura paterna. Lembrando do que disse Oudol, então provavelemnte isso expressará algum problema físico (proveniente do psicológico) no lado esquerdo. Poderia ir além com esta associação e correlacionar os elementos da medicina chinesa com suas respectiva dominâncias e esmiuçar ainda mais alguns problemas que hoje tenho em decorrência dessa ausência. Mas fico aqui somente com o medo de cair do lado esquerdo.

Mais uma vez o aikido me ajudou a trabalhar este problema. Pois se a via do problema é psicosomática (psiquê atuando no corpo), uma das maneiras de se trabalhar é pela via contrária ou somatopsíquica (o corpo atuando sobre a mente). É só lembrar que depois de algum treino é só se sentar em seiza que uma calma repentina surge. Sem que pra isso pensemos nesta calma. Então uma das maneiras que estou trabalhando meu psíquico é nesta condição de cair melhor pelo lado esquerdo. Pecebi que com o tempo e com as quedas mais suaves estou me tornando mais gentil, mais receptivo e aberto com as pessoas. Já é um grande avanço pra quem era totalmente fechadão!!!

E percebi que antes eu era irrascível ao julgar as pessoas. Hoje possuo uma compaixão mais sincera e liberta de preconceitos, embora não seja com todos que eu tenha paciência de ajudar/auxiliar. Calma lá.. Só tenho 1 ano de aikido... ainda tenho muito o que aprender e melhorar em todos os campos. Mas só de conseguir perceber isso creio que já seja um avanço. Trabalhar minha compaixão nos termos do outro e não nos meus. Apreciar e entrar na esfera aikidoística do outro e não obrigá-lo a seguir meu pensamento.

Onegai shimasu.

Um mestre mostra um bando de gaivotas voando no céu a seu dicípulo. E pergunta: o que você vê? No que ele responde: Mestre, vejo gaivotas voando no céu!!! - Errado! diz o mestre aperta, com seus dedos, fortemente o nariz do discípulo o torce até sair sangue.... Neste momento o discípulo se iluminou.

Não sei se é preciso apertar meu nariz pra que eu me ilumine. Mas só deixo minha sensei fazer o teste...

Nenhum comentário:

Postar um comentário