sábado, 18 de abril de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 10

"Aikido é Energia"
Compaixão na Disciplina


Até agora sempre falei que devemos amar a todos e a tudo com disciplina, foco e energias adequadas. Mas de onde posso tirar esse amor? Essa energia? Esta é uma preocupação infundada pois estamos imersos no amor assim como o peixe está imerso na água e não se dá conta até estar fora dela. Ficamos com este mesmo sentimento quando estamos bloqueando a energia amorosa. Não é o outro que bloqueia. Somos nós. apenas e tão unicamente nós que nos recusamos a aceita-lo. Amamos porque somos refelxos de Deus. Deus/Kami é amor. Quando negamos esta energia negamos a tudo.

Creio que até os mais rancorosos tenham algo que lhes fazem sorrir. É impossível não sentir amor. Mas definirei melhor a palavra amor, pois no português ela soa muito genérica. Melhor a(s) definição(ões) em grego.

Amor na Grécia antiga vinha decomposta por três palavras: Eros, Filia e Ágape. Eros (que vulgarmente associamos ao amor) é o amor sexual, selvagem, por vezes incontrolável que vem dos sentidos. Filia é o amor da amizade seja por quem for, é um amor que vem da convivência das similaridades, da identificação. E, finalmente, Ágape é o amor universal. Aquele que independe de se conehcer o objeto amado, pois é um amor cósmico, que abrage a tudo e a todos. Creio que esta seja a mais sublime das formas, a mais sutil, é creio, seja o estágio final do aprendizado do aikido. Onde não existe a marcialidade pois você é aquilo e aquilo é você. Filia no aikido viria, como já dito em outro post, da identificação com o outro, porém , com o redirecionamento de suas atitudes. Eros viria da tensão provinda da simples troca de olhares. Podemos ter os três tipos ao mesmo tempo. é essa consciência que pretendo trabalhar. Mudar o foco ao ver a outra pessoa. Pelo amor enxergar o que há depositivo dela e pela disciplina extrair aquilo que é negativo. E, ceder, meu corpo/espírito para outro retribuir e extrair o negativo (ou névoa) que há em mim.

Onega shimasu

"conheças a verdade e a verdade vos libertará".
Esta frase que não me permite ser subjugado por idéias que restringem meu pensamento em vez de ampliá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário