sexta-feira, 10 de abril de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 02

"Aikido é Amor"
Disciplina na Bondade


Uma vez, no tatame, ao ouvir o som de um celular, eu comecei a dançar ao som do mesmo. Fui repreendido pela minha sensei na mesma hora. Queria enfiar minha cara no chão!!! Aquela atitude minha era um reflexo condicionado das inúmeras vezes que eu dava aula no cursinho (a alguns anos) e ao ouvir o celular de um aluno eu dançava pra mostrar minha desaprovação. E fiz a mesma atitude dos meus alunos, quando o aluno era eu. Disciplina e respeito, seja sobre o tatame (que é uma sala de aula) seja na vida é fundamental para a harmonia do ambiente em que estamos. Temos que estar imersos nas vibrações dos "kamis" que orientam o tatame espiritual. essa conexão só é feita por meio de concentração e silêncio. é uma luta pra mim este silêncio, já que desde muito tempo, gosto de trocar idéias e opiniões enquanto há aula. O silêncio exterior nos mostra quão barulhento é nosso interior. Talvez por isso o temamos tanto.


Mas há um meio-termo entre o silêncio e a fala descabida. é a discrição. A discrição é usada para que evitemos causar distúrbio na aula. Confesso que sou imensamente "levável" quando alguém brinca. É um dos meus principais defeitos. Espero trabalhá-lo com disciplina. Escrever aqui talvez reforce minha força de vontade. Espero.

Por causa dessa minha indisciplina posso atrapalhar o rendimento de alguém. Não que eu ache que devemos calar todas nossas dúvidas em prol do silêncio. Porém nem toda dúvida leva ao progresso. Ficarmos dependentes excessivamente de nossos professores/senseis só atrapalharia nossa evolução. Eles podem ajudar até um determinado ponto. O resto é conosco. Eles não podem ser nossas muletas. Aprendi a muito tempo não ficar zangado quando um professor não responde à minha pergunta. Posso estar incomodando com uma pergunta que não traria grande progresso ou, na experiência do professor, ele acredita que eu mesmo possa encontrar a resposta. Basta silêncio, estudo e disciplina.


Como somos seres humanos, falíveis, podemos tirar vantagem de uma pessoa generosa. Ás vezes somos generosos demais. Esse excesso de amor prejudica, pois além de levar alguém a tirar vantagem desse amor, posso impedir sua evolução sendo sua muleta. Ínclusive essas minhas opiniões podem parecer forçar alguém a seguir meu, atual, sistema de valores. Creio que quem esteja lendo seja precavido o suficiente para extrair somente, se houver, algo de bom do que esteja escrevendo.


O outro é uma extensão minha assim como o bokken é uma extensão de nossos braços. a disciplina, a bondade e o amor que fazem o bokken serem parte de nós mesmo pode ser simbolizada nos nossos relacionamentos. Assim como o bokken deve ser apropriado para a força que eu colocar nele, devemos utilizar nossos discernimento ao colocar amor, disciplina e bondade no próximo. Sem excessos. Sem faltas. Bokken. Disciplina. Excesso de disciplina tira a espontaneidade do manejo do bokken. Falta de disciplina subutiliza a eficácia do bokken.


Mais uma lição que aprendi hoje. Um dos aspectos da sabedoria é entregar o outro nossa energia de forma apropriada e receber a energia vindoura da mesma forma apropriada. Mais um aspecto da esfera dinâmica.


A chuva é uma bênção apenas porque cai em gotas que não inundam os campos.


Conclusão: Respeito e disciplina dentro e fora do tatame. Mas na intensidade certa, ok? hauhauhuahuahua

Pensamento do dia:

Pequena pergunta - Pequena evolução
Média pergunta - Média evolução
Grande pergunta - Grande Evolução

Qual seria grande pergunta? Espero que minha estrada no aikido possa me auxiliar a encontrá-la.

Onegashimás

Um comentário:

  1. O silêncio pode ser comparado ao escuro. Mas são nesses momentos que nos conhecemos, como você disse: "O silêncio exterior nos mostra quão barulhento é nosso interior. Talvez por isso o temamos tanto." Talvés o Ser Humano tema conhecer a si próprio, tema a verdade, o mundo é cheio de "talvés" com poucas certezas...

    ResponderExcluir