segunda-feira, 27 de abril de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 19

"Aikido é Harmonia"
Humildade na Compaixão

Estava eu pensando se estou sendo humilde no caminho do aikido. Quero, como já dito na explciação da existência deste blog, evoluir-me tanto fisicamente/marcialmente quanto filosoficamente/moralmente com o decorrer dos anos. É uma das qualidades que mais observo em alguns faixa-pretas com os quais eu já observei. Pouquíssimo são aqueles que fogem à regra e não demonstram bom-caráter, respeito e humildade. Mas estes, deixo de lado pois não são referência para mim.

Eliminar a arrogância, ou melhor, entendê-la e dissipá-la é um dos caminhos mais penosos quando, no progresso da vida, vamos ganhando algum tipo de poder. Seja no trabalho, em casa, na academia ou em outro lugar,ao galgar postos superiores devemos ter em mente que é a experiência em algo que nos leva até lá. Mas isso não quer dizer que sejamos "o deus" daquilo. Que não necessitemos de ouvir outras pessoas. De ouvir suas opiniões. De colocar nosso ponto de vista quase de igual pra igual para com outros de posições abixo da nossa. Digo quase pois um cargo superior envolve responsabilidade. E essa responsabilidade nos dá uma certa pressão nas decisões. E nemtodas as decisões são agradáveis aos cargos abaixo do nosso. Mas mesmo uma opinião contrária nossa deve ser emoldurada de carinho e compreensão. Ela, caso tenha sido pensada com honestidade, pode ter sido a melhor naquele momento mas talvez não seja para todo o sempre, por isso, a necessidade do diálogo.

Algumas vezes já me senti superior com aqueles que dependiam de minha compaixão. Mas, neste ponto, graças a Deus foi um sentimento tão rápido quanto os segundos do relógio. E dependerá de muito esforço para que não se repita a ponto de tornar-se minutos, horas ou uma vida inteira.

Onegai shimasu.

"Assim, o homem, depois de suas buscas vãs de vários deuses, completa o ciclo e descobre que ,o Deus imaginado por ele, é seu próprio Eu"

Completando que este EU não é o Eu-egóico e sim o EU-mônada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário