terça-feira, 21 de abril de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 13

"Aikido é Energia"
Compromisso em Disciplina

Quase sempre que entro em alguma atividade, entro mais por diversão. Principalmente porque caso eu entre de cabeça, me gera uma tensão, a espera de resultados rápidos. E nem sempre os resultados chegam rápido. Lembro de ter lido na página do "Aikido Ilhabela" do termo "perder a faixa preta". Gsotei deste termo. Pois a cada coisa que se aprende, esvazia-se o copo mais ainda para aprender ainda mais. Você chega à faixa preta e perde-a. Você inicia um novo ciclo de aprendizado.

Quando fiz aikido a cinco anos atrás esperava um retorno rápido. Felizmente não pude continuar, pois não sei até onde aquela ânsia de aprender ligeiramente me levaria. Creio que hoje eu esteja mais apto a me tornar bom. Quando me tornar bom buscarei o melhor. Quando melhor, ser excelente... e assim por diante.

Mas para isso tem que haver compromisso. A disciplina feita por meio de compromisso não é uma algema para prende-lo mas um estímulo de que, um dia, a maturidade levará ao conhecimento dos benefícios da jornada.

Uma amiga e vizinha minha disse-me que é hora de sacudir a poeira e engajar-me em algo que valha a pena. Uma dessas atividades, agora, escolho que seja o aikido. Compromisso com disciplina. Mentalizar minha saúde intacta para dedicar-me com afinco. Até que eu seja capaz de perder minha faixa preta.


Onegai shimasu

"Um jovem atravessou o Japão em busca da escola de um famoso praticante de artes marciais. Chegando ao dojo, foi recebido em audiência pelo Sensei. - O que você quer de mim ? perguntou-lhe o mestre - Quero ser seu aluno e tornar-me o melhor karateca do país. Quanto tempo preciso estudar ? - Dez anos, pelo menos.- Dez anos é muito tempo respondeu o rapaz . E se eu praticasse com o dobro da intensidade dos outros alunos ? - Vinte anos. - Vinte anos! E se eu praticar noite e dia, dedicando todo o meu esforço ? - Trinta anos.- Mas, eu lhe digo que vou dedicar-me em dobro, e o senhor me responde que a duração será maior ? - A resposta é simples. Quando um olho está fixo aonde se quer chegar, só resta um para se encontrar o caminho."

Pensando bem... creio que vou me dedicar ao aikido sem preocupar-me em ser o melhor e sim "buscar" melhorar... mu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário