quinta-feira, 16 de abril de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 08

"Aikido é Energia"
Bondade na Disciplina


Creio que o amor seja a forma de energia mais sublime que possamos desenvolver. Porém tudo é energia, provém da energia e transforma-se pela energia. O Aikido é uma das formas que se transforma a energia. É, para mim, a pedra filosofal que me faltava. está transformando o chumbo de meu Ego no ouro de meu Espírito. Transforma pela energia acumulada minha mais do oponente e direciona-a a um ponto equidistante entre o Amor e a Harmonia com o fim de não haver separação entre eu e o oponente. Com isso desce o véu que encobre os olhos do Ego. Não existe Eu, não existe Oponente. Existe somente Deus/Kami/Energia fundamental.

Porém, deve-se pensar, se Aikido é amor, por que ele é uma arte Marcial. Ora, marcial vem de Marte, o Deus da Guerra (Ares em Grego). Todas os mitos de guerreiros (sejam deuses ou não) como Ares, Atena, Hórus, Thor e etc.. são símbolos de uma parte inerente nossa que é a Disciplina. Simbolizam os liites dados às nossa conquistas e à vigia destas.

Ares é mais sintonizado como o deus da guerra selvagem, imprevisível e Atenas com a deusa da guerra estratégica. são símbolos da disciplina que temos que ter sobre nossos instintos. De domá-los a fim de que reajam na maneira certa frente a uma imprevisibilidade ou acontecimento premeditado (por nós) e calculado.

Mas como podemos responder com amor a um ataque à nossa pessoa? Com treino (já dito antes - disciplina) a fim de polir nossa intuição frente ao mundo. Quando a consequência do amor retribuído por nós a um ataque parece uma punição, não devemos olhar com olhos acusativos. Punição (justa) é uma das faces do amor. Mostramos que nosso amor tolera a toda humanidade mas não a todo comportamento desta. Queremos ser seres humanos melhores porém também queremos que a humanidade também seja melhor. Buddha dizia que existia dois tipos de pessoas que bsucavam a iluminação: aqueles que seguiam seus estudos sozinhos não importando com os outros e aqueles que atrasavam a sua iluminação para que levassem outros no dharma (a esses era dado o nome de Bodisatvas).

Creio que o Aikido seja um Bodisatva-Do, já que nossa evolução não se processa solitariamente. Expandimos nosso amor como nage/uke a todo a humanidade. amor este guiado pela disciplina. Com simbolismo em personagens guerreiros... talvez daí o-Sensei fizesse preces a um Kami de Guerra, pois sabia que a energia conduzida com disciplina também seria um dos aspectos do Amor.

É somente uma amostra de que a marcialidade também pode ser uma das facetas do Amro que podemos dirigir à humanidade. Quando a justiça torna os seres viventes melhores.

E justiça leva a julgamento. Talvez seja necessário direcionarmos nossos julgamento às falhas (nossas de e de outrem) com amor e disciplina (nos termos ants descritos) não com o intuito de nos satisfazermos co as falahs alheias e sim como um espelho onde enxergamos no outro a nós mesmo. Daí o-Sensei , às vezes, ser representado como um kami posuindo os trêstesouros sagrados : a Espada pacificadora, a Jóia da perfeição e o Espelho da iluminação.

Como diria um sábio (não lembro o nome): "Cada floco de neve de uma avalance declara-se não culpado"

Onegashimás

Nenhum comentário:

Postar um comentário