terça-feira, 14 de abril de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 06

"Aikido é Amor"
Compromisso na Bondade


"Para se achar água num poço não adianta furar vários buracos pequenos na terra e sim um único grande". Já errei muito na vida por "ciscar" demais e não aprofundar totalmente em algo que eu apreciava. Tipo um clínico geral. Sabia um pouco de cada coisa mas sem a profudidade necessária para aproveitá-la da melhor maneira possível. Da escolha entre saber um pouco de cada coisa ou muito de quase nada, escolhi a primeira opção. Depois de todos estes anos caminho para a segunda alternativa. Tinha medo de aprofundar-me em algo já pensando que estava a perder algo de bom em outro lugar (seja ele imaginário ou real).

Consegui uma diversidade de asuntos onde dificilmente me sentia excluído de alguma roda de bate-papo. Porém, com o tempo, senti-me vazio, como se o conhecimento foss até um certo degra e não subisse mais. Começo a entender que na vida temos as fases de "ciscar' e as fases de aprofunamento, a qual estou passando agora. Seja nos relacionamentos seja nas atividades cotidianas.

Nas artes marciais de tudo fiz um pouco (e sem saber quase nada, pra ser sincero): capoeira, karate, taeekwondo, kung fu. Agora, finalmente parei para ir ao fundo do conhecimento e escolhi o aikido como a arte mais proprícia para ser o meu Caminho.

Não é fácil. Pois para se construir algo (sozinho e principalmente em conjunto) necessita-se de compromisso. Uma conexão íntima com o(s) outro(s) a fim de gerar frutos saudáveis.

E na sequência, compromisso incute-se de responsabilidade e, um dia n avida, temos que assumi-la. Mas uma responsabilidade leve, imuída de carinho que irá gerar amor fechando o ciclo semente, árvore, fruto e semente.

Assim como no amor começo aqui a erigir algo construtivo para gerar bons frutos que, espero, irão semear o mundo de boas energias.


Encerro aqui junto com o Pequeno Príncipe: "Tu te tornas eternamemente responsável por aquilo que cativas"

Onegashimás

Nenhum comentário:

Postar um comentário