quarta-feira, 29 de abril de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 21

"Aikido é Harmonia"
Nobreza na Compaixão

A aprtir do próximo post irei iniciar, ou pelo menos tentar, discorrer sobre os aspectos filosóficos das técnicas de aikido. Comecei, em posts anteriores, a discorrer sobre o irimi. Agora será a respeito das outras técnicas e , sem reler o post doirimi, discorrer sobre ele novamente, para depois comparar, já que já perfazem 3 semanas do sefirah ha omer 2009!!!

Hoje, rapidamente, irei discorrer sobre a nobreza no aikido. Ser nobre,creio, começa antes mesmo de se chegar à academia, é no tipo de pensamento que nos leva à ela. Posso pensar em ir para descontar minha raiva, posso ir com o intuito de machucar outros, posso ir com vontade de me aprimorar, como desejo de me elevar espiritualmente, sem vontade alguma (como que indo sem vontade), enfim, vários tipos de pensamentos (nem preciso discorrer quais são nobres...).

Depois a nobreza já é feita durante o caminho. como observo o ambiente e me interajo com as pessoas. Como entro na academia, se sorrindo, se nervoso, se cumprimentando a todos, se prostando à figura de O-Sensei.

Durante a aula, se escuto e observo seriamente o que me é passado, se me esforço para dar omelhor de mim, se evito machucar meu colega embora me esforce pra técnica ser efetiva (mas com segurança).

No fim da aula, ser nobre é deixar quaisquer mal-entendidos pra trás. O que é feito no tatame fica lá. Assim como que o que se vive mal fora dele fique fora dele.

No retorno à casa, se volto com bons sentimentos, se me sinto mais evoluído que antes de sair.

E, finalmente, no meu dia-a-dia longe da academia, já que aikido é o caminho da enrgia e da harmonia, ele é feito no cotidiano. Quando tenho um desfecho harmonioso numa discussão (seja em casa ou no trabalho), quando tenho um embate com um conehcido ou estranho,enfim, quando consigo fazer a entrada correta, unificando-me com a enrgia contrária, faço aikido. Em minha opinião, modesta, O VERDADEIRO AIKIDO, O AIKIDO DA VIDA REAL E COTIDIANA.

Onegai shimasu

"Na China, havia um monge Zen, chamado mestre Dori, que, por fazer zazen empoleirado num pinheiro pára-sol, fora alcunhado de mestre Ninho de Passarinho.Um poeta muito célebre, Sakuraten, foi visitá-lo e, ao vê-lo fazer zazen, disse-lhe:"Tomai cuidado, que isso é perigoso; podereis, um dia, cair do pinheiro!""De maneira nenhuma," respondeu mestre Dori. "Vós é que correis perigo de um dia cair."Sakuraten refletiu. "Com efeito, vivo dominado por paixão, é como brincar com o raio". E perguntou ao mestre Zen:"Qual é a verdadeira essência do budismo?"Mestre Dori respondeu:"Não façais nada violento, praticai somente o aquilo que é justo e equilibrado.""Mas até uma criança de três anos sabe disso!" exclamou o poeta."Sim, mas é uma coisa difícil de ser praticada até mesmo por um velho de oitenta anos..." completou o mestre. "

2 comentários:

  1. Concordo que Aikido é harmonia, você não ataca, apenas defende e imobiliza, assim guiando o oponente em golpes redondos que podemos comprarar à rotação da Terra, ou seja mostrando àquele que fez um mau ato o verdadeiro caminho, o caminho certo, sem o uso da violência em sintonia com todos, em movimentos certos, leves e é claro sem força que é uma das coisas mais incríveis do Aikido, você usa a força do oponente contra ele mesmo...o mundo gira, está sempre em harmonia com a vida, com a natureza, com o universo...

    ResponderExcluir
  2. Concluo eu que o reflexo é consequencia da harmonia e da sintonia, aqueles que prestam atenção a tudo que acontece ao seu redor está preparado para qualquer situação (quanto para uma noticia ruim demais, ou noticia boa demais ou ate um ataque inesperado).

    ResponderExcluir