segunda-feira, 20 de abril de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 12

"Aikido é Energia"
Humildade na Disciplina


Creio que uma das qualidades do aikido seja estabelecer a humildade na hora de julgar alguém. Imagino uma situação onde não seja pedido (ou necessário) meu julgamento porém o faço por simples egoísmo. Ou mesmo quando pedido o egoísmo é a base pela qual meço as pessoas. Óbvio que isso não resultará em algo bom. O aikido por não ter um "ataque" clássico reserva-nos um tempo para medir as nossas ações. E sabendo que açõs geram reações isso é de vital importância nos nossos julgamentos.

Quando deixo de lado o ego ao analisar uma situação, predisponho-me a conciliar-me com energias superiores as quais, creio firmemente, esclarecerão melhor os aspectos da desarmonização. E quando num ataque marcial, deixo de lado meu ego, integro-me com o kami, a técnica fluirá e será conduzida a um aspecto imparcial e justo. Pois, pelo que entendi até aogra, não há vencedores ou perdedores no aikido.

Então uma questão básica a ser trabalhada: somente julgar quando neessário e de maneira livre do ego. Um longo e árduo trabalho tenho pela frente.

Onegai shimasu

"Um novo estudante aproximou-se do mestre Zen e perguntou-lhe como elepoderia absorver seus ensinamentos de forma correta."Pense em mim como um sino," o mestre explicou. "Me dê um suavetoque, e eu irei lhe dar um pequeno tinido. Toque-me com força e vocêreceberá um alto e profundo badalo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário