sexta-feira, 17 de abril de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 09

"Aikido é Energia"
Disciplina na Disciplina

Estava lendo um artigo a respeito do grande samurai Myamoto Musashi. Diz, o artigo, que na juventude ele era rebelde e selvagem, e, com a ajuda do seu tutor, um monge, adquiriu paz de espírito e inicou a jornada que o levou a ser a lenda que é hoje. Claro que diz o ditado "todo ídolo tem pés de barro", mas história de transformações do negativo para o positivo sempre nos emocionam. É como se existisse uma reverberação interna que ressoasse ao ouvirmos tais histórias. E, por lógica, se reverbera é porque temos este mesmo ideal dentro de nós mesmos.

Creio que estamos em tempos difíceis de achar heróis que nos movam para ideais melhores, para atitudes mais dignas e honrosas. Vemos muito "salve-se quem puder", a doutrina da "lei de Gérson" etc. Vive-se de glórias efêmeras, de títulos passageiros... não há busca por temas sublimes e eternos. Nesse contexto as artes marciais, pelo menos no que li, nos brindam com inúmeras figuras heróicas e dedicadas. que pelo trabalho duro e persistente atingiram a iluminação pelo caminho do Budô.

Esse caminho requer disciplina, treino, dedicação e atitudes nobres. Mesmo em ocasiões difíceis. Pelo que se lê até mesmo os samurais com seu código de honra cederam às dificuldades num tempo em que sua "utilidade" (entendam num sentido prático) estava decrescendo. Tornaram-se ronins e bandidos.

Ora, podemos pensar, se até samurais sucumbiram o que dirá de nós? Mas eis que penso que no meio de tantos maus exemplos sempre há bons para contrabalancear, mesmo que suas histórias não seja contadas. Sempre exitirá aquela pessoa disposta ao sacrifício pessoal em nome de um ideal/bem maior. Para o treino da moral creio ser necessário muita disciplina, leitura e organização/ação. E , vixe, como sou desorganizado, meu quarto é uma bagunça. Antes usava o argumento "científico" que no caos existe ordem.. mas convenhamos.. isso não cola muito.. embora em alguns momentos seja verdade!!!

Tenho o dever e compromisso de tornar-me mais disciplinado e organizado tanto no aikido quanto nas tarefas cotidianas de minha vida. Disciplina preenchida com amor, justiça, beleza, honra, bondade etc.

Termino aqui com uma frase de Bertold Bretch
"Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons, mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis."

Onegashimás

Nenhum comentário:

Postar um comentário