terça-feira, 28 de abril de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 20

"Aikido é Harmonia"
Compromisso na Compaixão

Estava pensando, nestes dias, na minha evolução no aikido. Faz 1 ano que entrei. Já tinha feito wushu mas nada que se comparasse às quedas que faço no aikido. Aliás, nem gostava de cair quando fazia wushu. Duas semanas atrás a mãe de um aluno me viu ser uke de minha sensei e, ao fim da aula, veio me elogiar quanto às minhas quedas. Fiquei lisonjeadíssimo. Mesmo sabendo que estou longe de ser um bom uke. Mas só isso já me abstou para provar que evolui do medroso para o "menos medroso" (rs). é engraçado que sobre os olhos não treinados pareça incrível o que façamos mas, nós que estamos dentro, sabemos que ainda há um longo caminho a trilhar.

Por isso, finalmente, entendi o que já diziam: a faixa preta é apenas o começo da jornada. Até então só estivemos nos preparando para sair de casa. E entendo quando algum sensei meu diz que ainda tem muito a melhorar quando os vejo realizar técnicas incríveis (para meus olhos destreinados). E gostaria muito de me aprimorar na auto-análise de minha evolução. Não quero parecer rígido demais nem condenscendente demais. Seguir o caminho do meio de Buda. Sem stress mas sem preguiça. O yudansha de domingo passado foi ao mesmo tempo um bom banho de água fria em meu ego (que estava se achando demais) e um excelente estimulante para o que posso evoluir pela frente!!!

Onegai shimasu

"Ao encontrar um mestre Zen em um evento social, um psiquiatra decidiu colocar-lhe uma questão que sempre esteve em sua mente: "Exatamente como você ajuda as pessoas?" ele perguntou. "Eu as alcanço naquele momento mais difícil, quando elas não tem mais nenhuma questão para perguntar," o mestre respondeu. "

Um comentário:

  1. Maravilha!!! É sempre assim, basta fazer nossa parte e quando assustamos....demos mais um passo e passamos mais um obstáculo....as vezes as críticas são boas para nosso crescimento, mas nem todo ser está preparado para ouvi-la...parabéns continue assim que você passará no processo seletivo!!! (faixa branca até a preta)...

    ResponderExcluir