sábado, 23 de maio de 2009

Meditação de um 5° Kyu - Sefirat ha Omer 2009 - Dia 45

"Aikido somos Nós"
Compaixão na Nobreza

Nunca escondi o fato de que o que me atraiu para o aikido era ver aqueles "karatecas" com roupa de samurai. E por mais que euainda tente entrar no caminho ad anulação de sentimentos orgulhosos e egóicos quando vejo alguém vestindo o hakama acho uma da sidumentárias mais visualmente interessantes das artes marciais e da cultura japonesa.

Ainda falo, levianamente (preciso melhorar isso urgentemente) que se pudesse usar o hakama não precisaria sair da faixa branca nunca mais (óbvio que isso estacionaria minha evolução).

Já li a estória (ou seria história???) de que o uso de hakama somente para faixas pretas se deve ao período da segunda guerra mundial quando o japão estava devastado e a compra de um tecido era caríssima e por isso reservaram o seuuso somente ao faixa-pretas.

Mas o uso do hakama está imerso na cultura japonesa desde os tempos dos samurais (quando servia de proteção, distinção de classe e de estrategia para esconder o movimento dos pés). E cada dobra dele tem um significado. São ao todo 5 dobras externas e 2 internas, cada uma delas com seu significado.

1. Yuki - coragem, bravura
2. Jin - benevolência
3. Gi - justiça, integridade
4. Rei - etiqueta, cortesia
5. Makoto - sinceridade, honestidade
6. Chugi - lealdade, devoção
7. Meiyo - honra, prestigio

Sabe o que me veio à cabeça quando li pela primeira vez estes escritos? Para quem lê meus posts desde o princípio já deve ter matado a charada, mas para quem não leu fica a dica: Árvore da Vida (para maiores informações acesse http://www.deldebbio.com.br )!!!

Incrível coincidência isso ter chegado a tempo dos meus posts acerca da sefirah ha omer!!! Ou como diria os misticos, não existem coincidências e sim sincronicidades (tinha um livro com este título mas ele foi-me ursupado por uma colega rsrsrs).

Uma vez O-sensei disse:
"O Hakama nos faz refletir sobre a verdadeira natureza do bushido (código dos samurais). Vesti-lo simboliza que as tradições foram passadas de geração para geração. O Aikido nasceu do espírito do bushido japonês, e através de sua prática devemos aprimorar as virtudes dos sete significados."

O Hakama deve ser dobrado corretamente ao final de cada treino para que se preservem as dobras, e com elas suas virtudes. A pressa do dia-a-dia leva muitos alunos a não dobrarem seus Hakamas, um grande erro.

Saito sensei (sou fã dele junto com Tohei Sensei e shioda Sensei... pra mim a tríade de ouro do aikido) foi diversas vezes reprendido por mohirei Ueshiba por não estar trajando seu hakama (pois o dogi era considerado roupa íntima) e enstas vezes só podia assistir a aula sentado. anos depois deu a seguinte declaração:

"Atualmente, a maior parte dos dojos de Aikido não segue a política rigorosa de O’Sensei sobre o uso do hakama. O seu significado foi degenerado de um símbolo de virtude tradicional para o simples estado de ser Yudansha (praticante de graduação Dan). Tenho viajado a muitos dojos em muitas nações. Em muitos lugares, apenas os Dans usam hakama... e muitos deles perderam a sua humildade. Vêm o seu hakama como um prémio para o seu ego, como o símbolo visível da sua superioridade. Este tipo de atitudes tornam o cerimonial de saudação a O’Sensei, com que se começa e termina cada aula, uma ridicularização da sua memória e da sua arte. Pior ainda, em alguns dojos, as mulheres com nível Kyu (e apenas as mulheres) são obrigadas a utilizar hakama, supostamente para preservarem a modéstia. A meu ver, isto é um ato insultante e discriminatório para as mulheres aikidokas. É igualmente insultante para os homens aikidokas, pois fá-los assumir uma inferioridade mental em relação às mulheres que não tem lugar no tapete do Aikido. Ver o uso do hakama cair a um nível tão ordinário entristece-me. Pode parecer um aspecto muito vulgar para algumas pessoas, mas eu lembro-me perfeitamente da grande importância que Ueshiba dava ao uso do hakama. Não posso esquecer o significado desta peça de roupa e penso que ninguém consegue refutar o grande valor das virtudes que ela simboliza. No meu dojo e escolas associadas, encorajo todos os alunos a usar hakama qualquer que seja o seu nível ou grau (embora não o requeira antes deles obterem a sua primeira graduação, visto que nos Estados Unidos não temos normalmente avôs japoneses a quem possamos pedir um hakama emprestado). Sinto que o usar o hakama e o conhecer o seu significado ajuda os alunos a terem consciência do espírito de O’Sensei e a manterem vivas as suas visões.

Se podemos permitir que a importância do hakama desapareça, talvez comecemos a permitir que coisas fundamentais ao espírito do Aikido deslizem para o esquecimento. Se, por outro lado, temos fé nos desejos de Ueshiba acerca do traje de prática, talvez os nossos espíritos possam ficar mais receptivos ao sonho a que ele dedicou a sua vida."

E tenho dito.
Entrou por uma parde saiu por outra... quem quiser que conte outra.

Onegai shimasu

"A virtude da humanidade consiste em amar os homens; a prudência, em conhecê-los." Confúcio

Um dia, um discípulo perguntou a Joshu:
- Mestre, os cachorros tem a natureza de Buda?
No que joshu respondeu:
- Mu!!!

2 comentários:

  1. Sinceramente, fiquei admirada com o verdadeiro sentido do Hakama. Meu sonho é usa-lo, porém não sabia do seu verdadeiro sentido. Gostaria de parabeniza-lo mais uma vez pelo seu blog que me ensina muitas coisas a respeito do Aikido. Agora entendo a cena que vi um dia: Sensey Massako dobrando seu Hakama com muito cuidado. Agora sei, tudo é simbólico até pequenas coisas que não damos o verdadeiro valor. Sei que quando usar um Hakama pela primeira vez vou sentir algo que nem saberei explicar, espero que nesse dia eu tenho um lado espiritual muitissimo mais evoluido do que tenho hoje, saberei realmente o que Morihei Ueshiba quer nos dizer. Cada dia que passa tenho mais orgulho de ter conhecido Aikido...

    ResponderExcluir
  2. SIGNIFICADOS OCULTOS....COMO TUDO NA VIDA...SE FOR PARAR PARA PENSAR...

    BY: solucionando um mundo melhor

    ResponderExcluir